no comments

Trens: Glacier Express: Zermatt-Chur – Davos/St. Moritz

Trens: Glacier Express: Zermatt-Chur - Davos/St. Moritz

Trens: Glacier Express: Zermatt-Chur – Davos/St. Moritz: Glacier Express é um trem com slogan. Em sete horas e quarenta e cinco minutos, percorre vales alpinos entre dois dos mais cobiçados vilarejos de montanha suíços: a democrática Zermatt e a metidíssima St. Moritz.

É uma viagem que pode ser feita em trens regionais (em três etapas: de Zermatt a Visp; de Visp a Disentis ou Chur; e finalmente de Disentis ou Chur a St. Moritz), comprando bilhetes na hora ou usando um Swiss Pass sem necessidade de suplemento.

Em alguns horários do dia, porém, a rota é feita sem baldeações, num trem megapanorâmico, com serviço de bordo especial. Este é o Glacier Express — e para subir nele você precisa reservar e, mesmo com Swiss Pass, pagar um extra (falo dos preços ao final).

Trens Suicos

De todos os trens panorâmicos suíços, o Glacier Express (diga: glêixar) é o que tem mais pedigree. Bora embarcar?

Tivemos sorte com o tempo. O dia estava lindo. (Já pensou, oito horas num trem num dia de tempo fechado, com névoa?)

Tirando a loteria do tempo, o único inconveniente dos trens panorâmicos suíços são os reflexos na janela. Descobrir ângulos para fotografar que reflitam o mínimo de elementos torna-se um passatempo oficial a bordo mrgreen

O primeiro trecho, até Visp (Viège, em francês) é o mesmo que tínhamos feito na ida, em trens menos luxuosos

Umas duas horas — e muitas montanhas impressionantes, riachos branquinhos, pastagens idílicas, vaquinhas e vilarejos — depois, começam a servir o almoço. É providencial: mais ou menos quando chega o prato principal, o trem entra num túnel de 42 km, o Túnel de Base de Lötschberg.

O almoço, por sinal, é muito bom; a comida é totalmente preparada na cozinha do trem — não é comida de avião, não.)

Você também pode estar interessado em...