no comments

viagem de trem europa bagagem

viagem de trem europa bagagem

Com raras exceções, não há limite de viagem de trem europa bagagem. Você pode levar quanta bagagem você conseguir carregar para dentro do trem.

(As exceções: os trens espanhóis AVE e o Eurostar entre Londres e Paris. Nos AVE você pode subir com até 3 volumes pesando no máximo 25 kg no total; no Eurostar pode carregar dois volumes, com o lado maior nunca excedendo 85 cm, e uma maleta de mão. Obrigado, Tony e A.L.!)

Mas veja bem: não encare isso como um estímulo para viajar carregado. Levar bagagem demais para o trem acaba com a sua viagem. O que era para ser um deslocamento fluido e civilizado vira uma prova olímpica — um triatlo que combina corrida de obstáculos, levantamento de peso e luta greco-romana.

Vai por mim: viaje de trem com uma mala tamanho M (de quatro rodinhas e até 65 cm quando de pé) e uma mochila pequena ou bolsa que possa ser carregada a tiracolo. Mais do que isso, prepare-se para um pesadelo.

Por quê?

É você quem carrega sua bagagem

A Suíça e o Eurostar oferecem serviço de despacho de bagagem (cobrado à parte), mas em 99% dos casos você terá que subir com a sua bagagem para o trem. Isso significa percorrer uma plataforma inteira à procura do seu vagão e subir pelo menos dois degraus altos.

O embarque e o desembarque são rápidos e conturbados

Se você sobe ou desce com duas malas, vai empatar uma porta que precisa ser usada rapidamente por dezenas de pessoas que não querem perder aquele trem ou uma baldeação. (Você também pode ser uma dessas pessoas que precisa sair rapidamente para não perder a baldeação.)

Uma das maiores vantagens de andar de trem na Europa é poder chegar à estação de metrô. O ponto baixo da experiência é ter que enfrentar uma ou outra escada no caminho. Com uma mala M já é chato. Com uma mala G ou duas malas — você vai praguejar até não poder mais.

Você também pode estar interessado em...